Livros

 

 

Teses

ARAÚJO, Amanda Mello Andrade de. A formação do habitus de enxadristas: corpo, performatividades e emoções em jogo. 2024. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.

FONSECA, Ingrid Ferreira. Sociabilidade em um clube de malha: perspectivas antropológicas sobre jogo, masculinidade e envelhecimento. 2015. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

Dissertações

PEREIRA, Maíra Tura. Futebol feminino e emoções: um estudo nos clubes Bangu e Fluminense. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.

ARAÚJO, Camilla Silva de. Voz que não quer calar: esporte Paralímpico e engajamento político de atletas no Brasil. 2021. 111 f. Dissertação. (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.

NUNES NETO, Orlando Souza. “Niterói feita por você”: um estudo sobre acessibilidade, cidade e deficiência. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

MACHADO, Vivian da Silva Garelli. Mulheres em movimento: a bicicleta pela perspectiva de gênero na cidade de Niterói. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

OLIVEIRA, Cilene Lima de. Aventura, performance, sofrimento: construção de corporalidades em esportes de aventura. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

SILVA, Isis Leal e. Uma perspectiva antropológica sobre um estúdio de pole dance em Niterói (RJ). 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

CARTAXO, Camila Augusta de Figueiredo. Amizade, corpo e consumo entre corredores de rua de assessorias esportivas na Zona Sul do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.

Monografias

SANTOS, Lucas Miranda.Diálogo com o não-dito: esporte, lazer e pessoas com deificiência no discurso governamental. 2025. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Antropologia), Departamento de Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025. 

NOLTE, Mariana Moreira da Fonseca. Projetos individuais e projetos familiares: continuidade e ruptura na transmissão familiar da vela. 2025. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Antropologia), Departamento de Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025. 

ARAÚJO, Camilla Silva de. Gênero e Sociabilidade no atletismo adaptado: adezo e associação Rosinha Santos. 2018. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Antropologia), Departamento de Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. 

NETO, Orlando Nunes de Souza. Construção de Identidade entre jovens com deficiência no esporte adaptado. 2018. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Antropologia), Departamento de Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. 

MENDONÇA, Sara Sousa. Crescimento, corporalidade e identidades de gênero entre velejadores da classe420. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Antropologia), Departamento de Antropologia, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010. 

 

Translate »
Ir para o conteúdo